DVD O Cenário atual no Brasil

Duas funções sociais principais podem ser identificadas na Epidemiologia: enquanto disciplina seu objetivo é a produção de conhecimento técnico e científico sobre os processos saúde-doença na dimensão coletiva. Enquanto prática, sua missão é, basicamente, auxiliar a saúde pública na promoção de saúde, prevenção e controle de doenças.

Do ponto de vista metodológico, uma das tendências que influencia a epidemiologia brasileira é a tradição rigorosa dos países centrais que busca aprofundar a prática da transdisciplinariedade.

Vendo a epidemiologia como disciplina, vemos que ela tem como objetivo á produção de conhecimento técnico e cientifico sobre os procedimentos da saúde e da doença, em um aspecto coletivo. Já na área da pratica, tem como missão auxiliar a saúde publica na prevenção e controle de doenças.

Do ponto de vista social a epidemiologia exerce uma grande força, detendo também aspectos técnicos e práticos.

Do ponto de vista teórico, há a necessidade de produzir conhecimento sobre as doenças acerca da população. E no ponto de vista pratico, esse conhecimento tem que estar a disposição da população, para que haja controle e prevenção.

Foi por volta do anos 70 e 80, que a Associação Brasileira de Pós Graduação em Saúde Coletiva foi criada em nosso país. O Brasil era carente de programas de pós graduação na área de  medicina social, medicina preventiva ou saúde publico no país.

Nesse mesmo período, havia registro de apenas trinta e quatro pesquisadores com titulo de doutor em epidemiologia e em atividade. Em nosso país, a historia da epidemiologia é rica, porem, recente.

Duração Aproximada: 1h 38min
Editora: CEDIC

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

DVD EPIDEMIOLOGIA O Cenário atual no Brasil

  • Produtos por marca Cedic
  • Modelo: Cenario
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 19,90